Autofinanciamento de campanha representa desvantagem nas eleições

Presidente do TSE autorizou autofinanciamento da campanha eleitoral

A permissão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que candidatos usem 100% de recursos próprios para financiar suas campanhas gera um desequilíbrio no processo eleitoral, “e isso é inaceitável em um País democrático”, afirma o deputado federal Helder Salomão (PT-ES).

Com esta decisão, o Tribunal compactua com os candidatos endinheirados – fator que muito interfere no processo eleitoral – logo com o desfavorecimento de candidatos com menos recursos, que estarão sujeitos a uma campanha desleal onde o dinheiro substituirá o debate político. Lamentável!

Da maneira como foi anunciado pelo TSE, o pleito eleitoral de 2018 não ocorrerá de forma democrática, mas sim de maneira desigual e com favorecimentos aos candidatos que representam a elite brasileira.

O deputado Helder não concorda com essa medida e espera que ela seja alterada. “Sempre defendi campanhas baratas e equilibradas. Liberar o financiamento de 100% da campanha com recursos próprios é iniciar o processo com larga vantagem para a turma que tem dinheiro. E como ficam os candidatos sem recursos financeiros? Isso é injusto e precisa ser revisto”, defendeu Helder.

A Resolução 23.553, relatada pelo presidente do TSE o ministro Luiz Fux, podem sofrer ajustes até 5 de maio, caso contrário, o Brasil terá eleições caras, desiguais, injustas e da prevalência da força do capital sobre a cidadania.