Câmara aprova intervenção federal no Rio de Janeiro

Votação do decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro

Deputados em plenário durante a votação do decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro

Com 340 votos a favor e 72 contra, a intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro foi aprovada pela Câmara dos Deputados na madrugada desta terça-feira (20).

O deputado Helder Salomão (PT-ES) disse não à medida, e justifica seu voto contra o decreto do presidente Michel Temer por entender que “a intervenção é uma jogada política autoritária e eleitoreira para esconder o fracasso na tentativa de aprovar a reforma da Previdência, e com isso quem vai pagar é a população pobre carioca”.

Com a aprovação da intervenção, todas as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) ficam impedidas de tramitar no Congresso Nacional, logo a votação da PEC da reforma da Previdência fica suspensa.

Para o deputado Helder, a crise na segurança pública vivida pelo Rio de Janeiro é resultado de desgovernos e das ações de Temer que estão destruindo as políticas públicas nos estados e municípios. “Trata-se de uma medida que desrespeita todos os preceitos democráticos, revela a face autoritária do governo, sua incompetência, vai coagir a população e não vai solucionar o problema da violência do Rio”.

O deputado avalia a intervenção como uma medida contraditória, pois “o governo retirou recursos da área social, especialmente da segurança pública, destruiu as políticas públicas e agora traz como solução colocar o exército nas ruas”.

O parlamentar encerra seu pronunciamento defendendo que “violência se combate com repressão, prevenção, participação da comunidade e políticas de inclusão e cidadania”.

 

Foto: Alex Ferreira / Câmara Federal