Comissão da Câmara dos Deputados entrega para Michelle Bachelet relatório sobre violações de direitos humanos no Brasil

Deputados Helder Salomão e Erika Kokay com Michelle Bachelet

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados entregou, na manhã desta quinta-feira (19), para Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para os direitos humanos o relatório “Direitos Humanos no Brasil em 2019”. O documento aponta de forma detalhada, em 26 itens, uma série de números e exemplos que mostram a falta de compromisso do atual governo com os direitos humanos, além de não cumprir orientações de organismos internacionais. O presidente da CDHM, Helder Salomão (PT/ES) e Érica Kokay (PT/DF), participam da 42ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

“Na manhã de hoje, estivemos reunidos com Genebra, com  Michelle  Bachelet. Apresentamos o relatório da Comissão sobre as violações de direitos Humanos no Brasil. Ela ouviu com muita atenção e anotou os pontos relatados. A alta comissária demonstrou preocupação com a situação do nosso país”, reporta Helder Salomão.

A comitiva da CDHMA realizou esta semana várias reuniões com representantes e autoridades do Alto Comissariado. Até agora, nos encontros, foram discutidos temas como aumento da desigualdade no Brasil, cortes e ideologização da educação, redução das políticas relacionadas ao HIV/Aids, genocídio da juventude negra e letalidade policial, execuções sumárias, tortura, memória, verdade e justiça.

“Temos que ter mecanismos permanentes para romper essa violência permitida pelo governo brasileiro. Estamos aqui em um trabalho intenso para criar  formas permanentes de denunciar  as violações no Brasil”, afirma Érika Kokay.

Leia a íntegra do relatório, entregue a Michelle Bachelet, aqui.

Pedro Calvi / CDHM