Deputado compartilha experiência com os pequenos negócios em semana do empreendedorismo

Deputado Helder em palestra sobre a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento municipal

No último dia 06, o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) esteve em Santa Leopoldina, microrregião de Santa Teresa, para participar, como palestrante, da Semana do Empreendedorismo, evento organizado para comemorar o 05 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa.

O convite partiu do prefeito Vavá, para que o deputado compartilhasse com os empreendedores da região, sua experiência durante os oito anos em que foi prefeito de Cariacica, e que teve como parceiros as micro e pequenas empresas instaladas na cidade.

deputado Helder com o prefeito de Santa Leopoldina, Vavá

De acordo com o parlamentar, o apoio dos pequenos negócios foi de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico do município. “Criamos as condições para que as micro e pequenas empresas pudessem se instalar e funcionar, e eles geraram empregos, renda e contribuíram para o desenvolvimento social da cidade. Foi uma parceria de resultados muito positivos”.

Quem atua no segmento econômico sabe como é grande e importante a atuação dos pequenos negócios na economia do País. Consideradas como gigantes, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elas são 98% dos empreendimentos, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e possuem 54% dos empregos formais no mercado de trabalho brasileiro.

E mesmo depois de ter deixado a administração municipal, Helder Salomão continua envolvido com a causa da MPE, tendo os pequenos negócios como bandeira do seu mandato na Câmara Federal. Recentemente, em atuação na Comissão de Tributação da Micro e Pequena Empresa, se posicionou sobre a necessidade de atenção diferenciada e atenta do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Receita Federal para os pequenos empreendimentos.

“O BNDES tem um olhar muito generoso para as grandes e acaba sendo pouco atencioso, de fato e efetivo, com as micro e pequenas empresas e com os empreendedores individuais. Não é possível que aqueles que mais geram emprego e renda no País não recebam atenção e condições do banco do desenvolvimento. É tempo de corrigir isso”, defendeu Salomão.

Desde que assumiu o mandato de deputado federal Helder Salomão tem se envolvido nos movimentos em defesa das micro e pequenas empresas. Foi um importante articulador para a aprovação da Lei 155/2016 e segue atuando com firmeza nas comissões e frentes parlamentares que abordam a causa, bem como em plenário.