Deputado Helder cobra explicações de ministros sobre privatizações e a mineração na Amazônia.

Deputado Helder em audiência na CDEICS

Na manhã desta terça-feira, 05, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços – CDEICS, aprovou 6 requerimentos de autoria do deputado federal Helder Salomão (PT-ES), que convida ministros para prestarem esclarecimentos perante sobre anúncios de privatizações e a exploração de minérios na Amazônia.

Sobre as privatizações o deputado capixaba requereu a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Casa Civil, Eliseu Padilha. O objetivo é que ao virem perante a comissão possam explicar sobre o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) com a inclusão de 57 novos projetos.

A solicitação tem como justificativa a complexidade desse tipo de parceria, além dos inúmeros interesses envolvidos, desde o das empresas que querem aumentar seus ganhos e controlarem empresas com lucros atuais e futuros muito elevados, o governo que quer recursos no curto prazo e a população, a maior atingida pela medida, que pode ver o patrimônio do país ser entregue e os serviços públicos em nada melhorados.

Em relação a exploração de áreas protegidas da Amazônia pelas mineradoras, o deputado quer entender melhor as justificativas do governo em liberar a degradação de um território que é bastante preservado e se encontra em uma região com sete unidades de conservação e duas reservas indígenas. Os ministros precisam apresentar os estudos de impacto e que fundamentem a decisão de acabar com a Reserva nacional de Cobre e Seus Associados – RENCA.

Os seis requerimentos foram aprovados por unanimidade e as reuniões devem ocorrer em conjunto com outras comissões que também aprovaram convites com os mesmos objetivos.