Deputado Helder propõe medalha Marielle Franco em homenagem aos defensores dos direitos humanos

sessão homenagem Marielle Franco

Familiares da vereadora Marielle Franco em sessão de homenagem à parlamentar na Câmara Federal

Em reconhecimento à luta da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e à importância de sua atuação em defesa das minorias, o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) protocolou na manhã desta quinta-feira (22), o Projeto de Resolução da Câmara 305/18, que institui a Medalha Marielle Franco de Direitos Humanos.

A proposta é que todos os anos, no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Câmara dos Deputados homenageie com a medalha, três pessoas ou instituições não governamentais que atuem na defesa e promoção dos direitos humanos no País.

A iniciativa tem a intenção de celebrar a memória da vereadora carioca executada no último dia 14 junto com seu motorista, Anderson Gomes, fazendo com que o fechamento dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, na Câmara dos Deputados, ocorra com a sessão de outorga das medalhas e a homenagem à defensora dos direitos humanos.

“A vereadora foi executada por lutar contra as injustiças, pela coragem de enfrentar a violação de direitos de frente, não podemos deixar de reverenciar sua memória. Como representante de várias minorias e grupos estigmatizados, Marielle é o símbolo da construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou o deputado Helder Salomão.

Na justificativa do projeto, o parlamentar reforçou que a curta carreira política de Marielle foi pautada na luta por inclusão, aceitação e respeito a todos aqueles que sofrem no cotidiano os efeitos da discriminação e da falta de assistência como é o caso das mulheres, dos negros, os moradores das favelas, os lgbt’s, as famílias dos policiais mortos.

A parlamentar carioca tirou de sua história de vida motivação para buscar mudança e melhorias para os que vivem à margem da sociedade, “e este é o motivo pelo qual ela não deve ser esquecida e deve ser reconhecida em cada movimento que represente a defesa da garantia de direitos”, afirmou Salomão.

A medalha, conforme o projeto, será confeccionada com a efígie de Marielle e a escolha será feita pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

 

Foto: Banco de imagens Câmara dos Deputados