Deputado Helder realiza seminário sobre política social

Abertura do Seminário sobre a Assistência Social

Abertura do Seminário sobre a Assistência Social

Os retrocessos e as possibilidades da Assistência Social foram debatidos na manhã desta segunda-feira, 15, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cariacica, durante um seminário organizado pelo mandato do deputado federal Helder Salomão.

O debate foi proposto para discutir, com profissionais e usuários dos serviços socioassistenciais, os retrocessos sofridos pela Política Pública de Assistência Social com o modelo de gestão imposto pelo atual presidente Michel Temer. A data foi escolhida em alusão ao Dia do Assistente Social.

Para o deputado Helder Salomão, a discussão sobre a política social deve acontecer com frequência, principalmente no momento atual. “Vivemos o desmonte de diversas políticas e vemos o atual governo acabar com vários programas que garantem oportunidades de protagonismo ao cidadão mais empobrecido”.

De acordo com a palestrante, a professora Ana Petroneto, o primeiro ponto a ser trabalhado para impedir que o desmonte se concretize, é a capacitação dos profissionais envolvidos com a Política Pública de Assistência Social. “A qualificação dos profissionais, de todas as categorias que fazem a política socioassistencial acontecer, é uma das maneiras de conseguirmos continuar atuando preventivamente, garantindo assistência a famílias e indivíduos”.

Ainda de acordo coma a professora Ana é preciso que aumente o investimento na assistência, bem como o usuário precisa ser conscientizado sobre a importância dos serviços prestados e dos riscos que correm de ficarem sem atendimento.

Em paralelo ao defendido por Ana Petroneto, o secretário de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Casteglione, afirmou que uma maneira de não retroceder é o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e torná-lo popular entre seus usuários.

Além de usuários e profissionais da área da assistência, participaram do evento a secretária Municipal de Assistência Social de Cariacica, Penha Cristina Nascimento, membro do Fórum Municipal de Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Social, Ireudes da Silva e a representante do Conselho Municipal da Assistência Social Sabrina Dantas.