Deputado se reúne com secretário de saúde sobre situação de atingidos pela barragem de Mariana

Na última segunda-feira (21), o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) e a deputada estadual Iriny Lopes (PT), estiveram reunidos com o secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Miranda, para discutir ações de atendimento aos atingidos pela tragédia de Mariana, Minas Gerais, em território capixaba.

A reunião é um desdobramento da diligência realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal (CDHM), em quatro comunidades afetadas no Estado – Vila do Riacho em Aracruz, Regência em Linhares, Barra Nova em São Mateus e Baixo Guandu – para verificar as condições que vivem as pessoas residentes na região da bacia do Rio Doce, que foi altamente contaminado com a lama de rejeitos liberada pelo rompimento da barragem em Mariana há quatro anos.

Durante os três dias em que os parlamentares estiveram em diligência não faltou relatos de danos econômicos, na saúde e sociais nas comunidades. No entanto, os prejuízos na saúde são os mais impactantes. Há relatos de aumento de abortos espontâneos, coceiras, ardências, aparecimento de furúnculos, cânceres e a depressão, tudo por causa do contato com água contaminada por metais pesados. A população sofre.

Helder Salomão, presidente da CDHM, apresentou ao secretário tudo o que testemunhou por onde passou. Afirmou que os atingidos estão “precisam que o governo olhe para eles e os ajude a superar os impactos dessa tragédia”, e foi categórico em apontar o sofrimento dos afetados.

O secretário de Saúde se colocou disponível e vai estudar a situação para dar retorno às comunidades.