Discurso a ser proferido em plenário, no dia 14 de julho de 2017, sobre a denúncia contra o presidente Temer por corrução.

Dep. Helder durante audiência da CCJDep. Helder durante audiência da CCJ

Senhor presidente, senhores deputados, senhoras deputadas, povo brasileiro!

Primeiro vamos lembrar que a denúncia apresentada pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, é muito consistente. Pesam sobre o presidente Temer três graves acusações: corrupção passiva, organização criminosa obstrução da justiça.

Corrupção passiva: porque o Temer indicou o seu assessor Rocha Loures (como ele mesmo disse: “pessoa da minha mais alta confiança”) para tratar dos interesses da JBS junto ao CADE. A recompensa por esta atuação em favor da JBS foi revelada para todo Brasil. Quem não se lembra do Rocha Loures correndo no meio da rua com a mala em punho cheia de dinheiro?

Organização criminosa: porque houve a associação de três pessoas diretamente envolvidas para cometer crime: Temer, Rocha Loures e Joesley Batista.

Obstrução da Justiça: porque Temer, Loures e Joesley se articularam para impedir os avanços das investigações da Lava Jato.

Senhores e Senhoras, hoje é um dia histórico para o nosso país. Vamos discutir e votar o relatório do deputado Sérgio Zveiter do PMDB/RJ. Meus senhores, minhas senhoras, o relatório que conclui pela admissibilidade da denúncia contra o presidente ilegítimo Temer, por corrupção, foi apresentado por um deputado do PMDB, da base aliada. Não foi elaborado por um deputado da oposição.

Os poucos deputados da base aliada que ainda têm coragem de defender o presidente Temer, alegam que as denúncias são frágeis, ineptas. Eu pergunto: Frágeis? Ineptas? E a mala com os R$ 500 mil carregada pelo Rodrigo Rocha Loures? É muita desfaçatez! O povo brasileiro está de olho. Está acompanhando de perto e sabe que há provas contundentes. Não estamos falando de convicções, mas de provas robustas, provas escandalosas de corrupção.

Quero alertar aos senhores deputados da base aliada:

Substituir deputados favoráveis ao prosseguimento da denúncia por deputados que vão votar a favor do governo na CCJ é fácil. Quero ver vocês convencerem o povo de que não se trata de uma manobra vergonhosa para livrar a cara de quem praticou corrupção.

Votar a favor do Temer na CCJ e no plenário é fácil. Quero ver vocês encararem o povo nas ruas agora e no ano que vem.

As reformas propostas pelo governo Temer são ataques absurdos aos direitos consagrados e consolidados do povo brasileiro. Este é o governo dos ricos, dos patrões e das elites em desfavor dos pobres, dos trabalhadores e do povo.

As práticas de compra de votos por meio de emendas parlamentares, o oferecimento de cargos aos aliados e as ameaças para blindar o governo, são uma vergonha! Usar dinheiro público para comprar deputados, é uma afronta ao povo brasileiro. E o governo tem a cara de pau de dizer que não há dinheiro para a educação, para a saúde, para o reajuste do Bolsa Família, para a agricultura familiar e outras áreas.

Enfim, defendemos que a votação deste relatório seja realizada num domingo, transmitida ao vivo para todo Brasil. Mas infelizmente a base aliada e o governo querem votar este processo de denúncia contra o ilegítimo Temer com o plenário esvaziado na sexta-feira, 14 de julho, ou durante o recesso parlamentar. Absurdo! Pergunto: vocês estão com medo de quê? Do povo? Por que temer?

Sintonizado com a maioria dos brasileiros e fundamentado nos princípios éticos que devem reger a atividade política, vou votar pela admissibilidade da denúncia contra o primeiro presidente denunciado por prática de crime comum no exercício do mandato, Michel Temer. Existem provas contundentes de que ele cometeu corrupção. Nossa voz é pelo #ForaTemer e pelas #DiretasJá!

Muito obrigado!