Haddad participa de ato em Vitória pela defesa da educação

Fernando Haddad, deputado Helder Salomão em ato público na Ufes      Foto: Andressa Rebonato

Mesmo com chuva, centenas de pessoas esperavam pelo petista na Ufes

Às 15h30 de quinta-feira (09), o ex-ministro da Educação dos governos Lula e Dilma Fernando Haddad desembarcou em Vitória na companhia do deputado federal capixaba Helder Salomão, para cumprir agendas na capital.

Público em frente a Ufes para o ato com Fernando Haddadí

Haddad está percorrendo os estados brasileiros com a Caravana Lula Livre, discutindo o (des) governo de Bolsonaro e, principalmente, o corte de verbas para as universidades e institutos federais, submetendo as instituições ao risco de fechamento.

O petista chegou ao Estado e concedeu coletiva de imprensa para jornalistas locais e em seguida partiu para a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde uma multidão o aguardava.

Fernando Haddad na Ufes

“Eu nunca ouvi Jair falar sobre emprego, sobre projetos educacionais ou sobre como fazer chegar medicamento às pessoas que mais precisam. Nunca ouvi uma fala propositiva”, falou Haddad sobre ineficiência do atual presidente Jair Bolsonaro.

Relembrou também as realizações que pode concretizar quando ministro da Educação nos governos de Lula e Dilma, destacando que, de 2013 a 2016, o Brasil dobrou o número de vagas nas universidades federais e ampliou o número de institutos federais de 140 para mais de 300. “Construímos uma rede em todo país, levamos o ensino ao interior de todos os estados. Só aqui no Espírito Santo, eram cinco IFs e hoje são 22”, resgatou.

Em incentivo à luta dos estudantes, o ex-candidato declarou “Testem a força de vocês, vocês não vão se arrepender de lutar pelo Brasil”. E ainda afirmou que o governo não sabe o tamanho do problema que arrumou ao mexer com as universidades.

Em defesa da educação e dos direitos do povo brasileiro

O deputado federal Helder Salomão destacou a aversão do atual governo aos formadores de opinião. “O povo sabe que o que acontece hoje, os retrocessos, um governo que apoia a escola sem partido e quer tirar das escolas, das universidades, dos institutos federais o pensamento crítico”. E marcou que seguirá sendo resistência contra a reforma da Previdência explicando para a população o que ela realmente representa e votando contra a matéria na Câmara Federal.

Todos por Lula Livre

Na manhã desta sexta-feira (10), Fernando Haddad esteve reunido com o governador do Espírito Santo Renato Casagrande e em seguida viajou para o Rio de Janeiro com a sua comitiva para dar continuidade ao projeto de defesa permanente pela liberdade do ex-presidente Lula, resistir à reforma da Previdência e defender a educação pública do país.