Helder: “A reforma da Previdência é uma crueldade!”

Deputado Helder Salomão durante palestra na Ufes

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) esteve na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) nesta segunda-feira (20), onde participou do debate sobre os impactos da reforma da Previdência na profissionalização docente.

O parlamentar é contra a proposta de reforma apresentada pelo governo Bolsonaro. Entende que as modificações defendidas para o sistema previdenciário é “mentiroso”, pois “não acaba com os privilégios e nem vai resolver o problema do déficit”. De acordo com Helder, “os únicos beneficiados serão aqueles que não precisam da Previdência e os banqueiros”.

Durante sua explanação, o congressista explicou sobre os prejuízos que sofrerão idosos e pessoas com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), as mulheres, os trabalhadores rurais (principalmente as trabalhadoras), professores e professoras e a classe média.

Helder Salomão questionou a pressa dos governantes em aprovar a reforma e o não envolvimento da sociedade no debate. “Por que o governo tem tanta urgência em colocar essa matéria em votação? Por que eles resistem tanto em abrir o debate com a sociedade? Por que eles colocaram em sigilo os verdadeiros dados sobre a Previdência?”, indagou o deputado.

Ainda em sua fala, Helder Salomão registrou a importância de a população resistir e reagir ao desmonte que o governo está promovendo por meio de suas ações. Destacou a reação imediata dos estudantes diante do anúncio do corte de 30% no orçamento das universidades e dos institutos federais “que ocuparam as ruas e registraram que não aceitarão esse golpe na educação”, bem como a adesão dos professores e trabalhadores de outras categorias. “Precisamos unir forças e ganhar as ruas”, defendeu Helder.