Helder: “Poesia também é resistência”

Na última quinta-feira (10), o deputado federal Helder Salomão apresentou seu lado poeta e lançou o livro Plural.

Em meio a amigos, familiares e militantes de esquerda, Helder apresentou seu terceiro livro de poesia, Plural, ao qual define como “uma construção poética que aborda o singular e a diversidade por meio da leitura dos movimentos humanos de várias formas e jeitos”.

A famosa Casa da Stael no Centro de Vitória, local escolhido para o lançamento do livro, Salomão leu uma poesia de seu novo título, Devir, e declarou que “poesia também é resistência, e por isso os fascistas não gostam de poesia”, uma crítica à onda de intolerância que o país atravessa.

Em Plural, Salomão apresenta 57 poesias que estão divididas em três partes: Eu, você e nós, com textos que apresentam um conjunto de poemas sobre as diferentes experiências humanas. “Esse livro é, acima de tudo, um esforço para mostrar que só por meio da generosidade, do diálogo, da tolerância, do respeito, da utopia e da luta poderemos construir um mundo melhor”, explicou Helder.

Plural é a terceira obra de Helder Salomão, que publicou Palavras e Janelas.

“Comecei a escrever os meus versos em 1982. Em 2014, para comemorar meus 50 anos, lancei uma coletânea de poesias que chamei de Palavras. Tomei gosto e não quero mais parar”, declarou Salomão.