Leonardo Boff recebe título Doutor Honoris Causa na Ufes

Deputado Helder Salomão e o teólogo Leonardo Boff na Ufes

Com o teatro universitário lotado, o teólogo e escritor Leonardo Boff esteve em Vitória na noite da última segunda-feira (06), para receber o título honorífico de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

De acordo com a resolução do Conselho Universitário, o título honorífico foi concedido a Boff por ser “em todo mundo pela sua perseverante e engajada defesa dos direitos humanos, dos pobres e excluídos, e das causas ambientais, além de sua qualificada e extensa produção bibliográfica, que é referência para pesquisadores das ciências sociais em diferentes países”, conforme resolução do Conselho Universitário.

Juventude do PT com Leonardo Boff na Ufes

Após a solenidade, Boff ministrou a aula magna e destacou fatores que prejudicam o planeta, comprometendo a sobrevivência humana e as gerações futuras. “Nós só conseguiremos mudar se fizermos como vários dos grandes cientistas estão dizendo: se nós fizermos uma verdadeira revolução espiritual”, afirmou o teólogo.

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES), foi à universidade prestigiar Boff e declarou que “foi uma noite especial de reflexão sobre os desafios do Brasil e do mundo. Uma oportunidade de ouvir um dos maiores pensadores do nosso tempo e momento para fortalecer a nossa fé e a nossa esperança em dias melhores”.

O parlamentar capixaba, que é professor de filosofia e tem em sua história a militância nas comunidades eclesiais de base, participa do Movimento Nacional de Fé e Política assim como Leonardo Boff.

Antes do início da solenidade, o teólogo se reuniu com membros da juventude do Partido dos Trabalhadores no Espírito Santo, e contou como foi sua visita ao ex-presidente Lula, preso em Curitiba, no Paraná.

A cerimônia contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, que fez a entrega do título; da vice-reitora Ethel Maciel, autora da proposição do título ao Conselho Universitário; e da presidente do Conselho de Curadores da Ufes, Sônia Barreto. Também estiveram presentes membros do Conselho Universitário, pró-reitores, diretores de centros de ensino, professores, estudantes e o público em geral.