Pesquisadores lançam estudo sobre impacto do casamento infantil no Brasil

 

Deputado Helder Salomão durante lançamento de estudo sobre os impactos do casamento infantil

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES), participou na noite desta terça-feira (04) do lançamento do estudo sobre os impactos do casamento infantil no Brasil intitulado “Casamento na Infância e Adolescência: o Impacto da Educação e da Legislação Brasileira” que aconteceu na Câmara Federal.

A pesquisa, elaborada pelos pesquisadores Paula Tavares e Quentin Wodon, aponta a situação do casamento antes dos 18 anos de idade e o impacto dessa realidade precoce na vida das meninas e tem como objetivo estimular o diálogo para a formulação de políticas que visem à erradicação do casamento infantil no Brasil, nação ainda com alta incidência da prática.

De acordo com o Banco Mundial, cerca de 554 mil meninas com idades entre 10 e 17 anos vivem maritalmente no Brasil, das quais, mais 65 mil têm entre 10 e 14 anos. Essa situação coloca o país em primeiro lugar no ranking de casamentos infantis da América Latina, e em quarto lugar do mundo.

Para o deputado Helder Salomão, “a iniciativa do estudo é importante para ajudar na erradicação da prática do casamento infantil por meio do avanço, especialmente, de dois aspectos: aprovação de legislação adequada e garantia do acesso das adolescentes ao ensino médio”.

A organização não governamental (ONG) Save the Children indica a triste realidade que, a cada sete segundos, uma garota com menos de 15 anos se casa no mundo. E a maioria delas optam por deixar a casa dos pais por acreditarem que terão uma vida melhor, com mais liberdade. Outras fogem dos maus tratos e de abusos sexuais.