Ufes inicia 4ª turma de licenciatura em educação no campo

 

Alunos em aula de campo

Na manhã desta terça-feira (06), o mandato do deputado federal Helder Salomão (PT-ES) esteve representado por sua assessoria na solenidade de aula inaugural da 4ª turma de licenciatura em educação no campo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus São Mateus.

O curso começa com 80 vagas distribuídas em duas habilitações: Ciências Humanas e Sociais, e Ciências da Natureza. O objetivo é formar e habilitar educadores para atividades docentes em escolas do campo nos anos finais dos Ensino Fundamental, Ensino Médio e escolarização básica de jovens e adultos em comunidades camponesas.

Os professores se formarão nas disciplinas de história, geografia, sociologia, biologia, física e química, com estrutura curricular direcionada para a percepção da diversidade de aspectos sociais, culturais, políticos, econômicos, de gênero e etnia voltados para as questões sociais e sustentáveis.

O curso adotou o método pedagógico de Paulo Freire, assim como valoriza o modelo educacional francês chamado pedagogia da alternância.

O deputado Helder é apoiador das melhorias da educação no campo e da valorização das características de quem reside nesse ambiente. Por isso, tem projeto de lei tramitando no Congresso Nacional que defende a inclusão do método da pedagogia da alternância na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

De acordo com o parlamentar, “os estudantes do campo precisam de um método que respeite as peculiaridades da região, que seja adaptada aos períodos de colheita sem atrapalhar os estudos. Precisamos valorizar os estudantes do campo”.

O perfil dos alunos da 4ª turma são quilombolas, pequenos agricultores, MST, pescadores artesanais entre outros, que estão na universidade buscando conhecimento para ser aplicado nas suas comunidades sem afetar suas características naturais e culturais.