Liberdade sindical é tema de campanha do Ministério Público do Trabalho

Maio Lilás no MPT-ES

Deputado Helder durante abertura do Maio Lilás, MPT-ES

A importância de discutir a liberdade sindical e a participação dos trabalhadores e trabalhadoras na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos é o assunto que mobiliza a campanha Maio Lilás, realizada nacionalmente pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-ES).

A iniciativa do ministério tem como mote as alterações na lei 13.467/17, lei da reforma trabalhista, que geraram mudanças nas relações de trabalho e gerou ainda mais obstáculos às atividades dos sindicatos.

O lançamento no Espírito Santo aconteceu na última sexta-feira (11), em Vitória, e o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) participou da mesa de abertura parabenizando a “iniciativa de promover o debate sobre autonomia e liberdade sindical neste momento de grande preocupação para os trabalhadores brasileiros”.

Ainda de acordo com o deputado, que foi membro titular da Comissão Especial que discutiu a Reforma Trabalhista na Câmara Federal, teve acesso a um estudo da Organização Interacional do Trabalho (OIT), que mostra que em nenhum País do mundo, onde houve a flexibilização das leis trabalhistas conforme feito no Brasil, significou aumento de emprego e fortalecimento das organizações sindicais.

Para o parlamentar, “as mudanças, da maneira como foram feitas, trazem novos desafios para o MPT e em especial para as organizações sindicais e trabalhadores. Vejo que este debate é fundamental para despertar em cada um de nós a necessidade e construirmos um ambiente para que os trabalhadores estejam organizados defendendo seus direitos”.

O deputado Helder encerrou sua participação no lançamento do Maio Lilás se colocando à disposição na defesa da causa, e reforçou que foi contra a reforma trabalhista, pois “não se trata de uma reforma, mas sim de um desmonte e mais do que isso, um grande retrocesso no País. Quero colaborar, pois precisamos de sindicatos fortes e leis trabalhistas equilibradas”.