CDHM pede providências ao Ministério Público sobre demissões na Vale

Campanha do sindicato da categoria

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo denunciaram para a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) demissões feitas pela empresa Vale, em Minas Gerais e Espírito Santo. Só em março já teriam sido 50 dispensas.

De acordo com os trabalhadores, as demissões são em compensação pelos prejuízos econômicos provocados pelos desastres nas barragens de Mariana e Brumadinho. Ainda segundo a denúncia, a iniciativa coloca os demitidos em uma situação de ainda mais vulnerabilidade, em um período delicado com a pandemia do Covid-19.

Nesta sexta-feira (20), o presidente da CDHM, Helder Salomão (PT/ES), solicitou ao procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, “os mais vigorosos esforços do Ministério Público do Trabalho no sentido de ouvir os reclames dos trabalhadores da empresa Vale envolvidos na situação, a fim de buscar a melhor forma de amenizar prejuízos para todos, sobretudo os menos favorecidos.”

O presidente da CDHM diz ainda que “não é possível que uma empresa do porte da Vale, aproveitando desse momento de grave crise internacional se saúde pública, exponha seus trabalhadores ao desemprego e desamparo”.

 

Pedro Calvi – CDHM

Por www.camara.leg.br