Deputado Helder Salomão defende universidades públicas brasileiras

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) participou na última quarta-feira (09), da reunião da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, promovida pela deputada Margarida Salomão (PT/MG), onde foram discutidos o balanço da conjuntura educacional e os desafios para os próximos períodos, com representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A reunião contou também com a participação do reitor da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes), professor Reinaldo Centoducate.

helder

Durante a reunião, a Andifes entregou à Frente Parlamentar um documento elaborado pelos reitores das Universidades Brasileiras durante o encontro realizado no último dia 28 de julho, em Cuiabá, no Mato Grosso, em que registraram a defesa do sistema federal de ensino superior público, gratuito, autônomo e de qualidade. O documento também cita a proposta de emenda constitucional 241/16 que se encontra em debate no Congresso Nacional e indica forte redução nos investimentos públicos em educação.

Para o deputado Helder Salomão, membro da Comissão de Educação da Câmara Federal, a PEC 241/16 representa uma grande ameaça às universidades públicas e ao Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional. “As metas do PNE ficam ameaçadas se a PEC 241 for aprovada. Não vamos permitir esse retrocesso! Precisamos fazer um debate responsável e garantir que todas as metas do Plano sejam atingidas”, afirmou o deputado.

Por fim, a Andifes pediu aos deputados para que a defesa das universidades públicas do Brasil seja feita de forma permanente, e que ao invés de saídas unilaterais, sejam feitos debates com toda a sociedade. “Queremos a participação das instituições públicas nos espaços de decisão e de controle das políticas educacionais, planejando e expandido nossas universidades com orçamento e recursos humanos adequados”, finalizou a presidente da Associação, Ângela Maria Paiva Cruz.