Deputado realiza análise de conjuntura durante seminário em Vitória

Seminário “As reformas e a privatização do Brasil”

A pauta da educação esteve na agenda do deputado federal Helder Salomão (PT-ES), com a participação do parlamentar na Conferência Popular de Educação realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Em sua fala, o deputado capixaba, que é professor por formação e atuou em sala de aula por 17 anos, fez uma análise de conjuntura e citou duas propostas de emendas constitucionais (PEC) que estão tramitando no Congresso Nacional e que se referem ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.

O deputado destacou sua atuação em defesa da educação, a importância da luta dos professores e colocou seu mandato à disposição da categoria.

Saindo da universidade, o deputado seguiu para o centro de Vitória, para o colégio Agostiniano, onde aconteceu o seminário “As reformas e a privatização do Brasil”, promovido por lideranças políticas que buscam promover o debate sobre a conjuntura do País.

Junto com os professores Arlindo Vilaschi e Marlene Cararo, Helder Salomão fez uma análise do cenário político atual, destacando que “estamos vivendo um momento de retomada do conservadorismo”.

Durante 30 minutos, o parlamentar explanou sobre os bastidores da Câmara dos Deputados, o golpe que derrubou a presidente Dilma Rousseff e as investidas da direita e seu grupo de tirar Lula do processo eleitoral, e reforçou que “momento é de tristeza diante do cenário de retrocessos, mas é também de oportunidade para promovermos a mudança por meio da resistência”, declarou Helder.