Governador e bancada capixaba se reúnem com ministro do Desenvolvimento Regional

Reunião com ministro Canuto sobre a situação do ES após as fortes chuvas

O estrago que as chuvas do mês de janeiro fizeram em alguns municípios capixabas foi pauta da reunião entre a bancada capixaba, o governador do Espírito Santo Renato Casagrande e o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto, na manhã desta segunda-feira (03), em Brasília.

Durante a reunião, que teve o objetivo de solicitar ao governo federal apoio financeiro para a reconstrução das cidades devastadas pelas águas, o governador apresentou um relatório ao ministro Canuto, que aponta que o prejuízo estimado no Espírito Santo foi de R$ 666.811.746,91.

No total, 639 edificações e 221 pontes foram destruídas ou danificadas pelas chuvas, além de quilômetros de estradas e acessos. São grandes os prejuízos com edificações privadas e edificações públicas.

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES), anunciou em suas redes sociais ajuda aos municípios afetados por meio de destinação de emendas parlamentares individuais. “Quando soube o tamanho dos danos causados pelas chuvas, pedi a minha assessoria que refizesse os cálculos de indicação de emendas priorizando as cidades prejudicadas. Em breve vamos informar os valores”, declarou o deputado.

Além dos recursos financeiros, o parlamentar colocou seu mandato à disposição para ajudar no que for possível.

De acordo com o relatório da Defesa Civil Estadual, 39 municípios e aproximadamente 60 mil pessoas sofreram danos por causa das chuvas no Espírito Santo. São seis municípios em estado de calamidade pública e 16 em situação de emergência em todo o Estado.

O governador Renato Casagrande informou sobre a criação de um espaço para a Defesa Civil Federal se instalar no Estado e orientar os municípios no que for necessário. “Queremos ajudar os municípios a montarem seus planos de trabalho. Vamos fazer a montagem de um escritório liderado pela Defesa Civil, com participação do DER-ES. A participação do Governo Federal é fundamental”, disse o governador.

O ministro do Desenvolvimento Regional confirmou a ajuda do governo federal e destacou e a importância de cautela no trabalho de atendimento aos municípios. “Precisamos trabalhar com muita cautela e precisão para agir. Não existe uma predefinição da divisão dos recursos anunciados de quase R$ 1 bilhão”, afirmou Canuto.

O governo do estado já deu início às obras de reconstrução, começando pelas emergenciais como as pontes, por exemplo.

Dando sequência à articulação junto ao governo federal, está marcada para a próxima quarta-feira (05), reunião com o ministro da Economia Paulo Guedes, reunião também sobre a situação do Espírito Santo após as chuvas do mês de janeiro.