Pequenos negócios e cooperativismo foram tema da palestra do deputado Helder durante Seminário Brasil-Itália

Deputado Helder Salomão

Deputado Helder em palestra durante Seminário Brasil-Itália

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e o Grupo Parlamentar Brasil-Itália realizou na manhã desta terça-feira (05), na Câmara Federal, um seminário sobre as relações econômicas e culturais entre os dois países.

O deputado federal, Helder Salomão, realizou uma palestra em que apresentou dados sobre a influência positiva dos pequenos negócios e do cooperativismo no desenvolvimento econômico brasileiro.

De acordo com o parlamentar, “esses segmentos estão em ascensão e são estratégicos para o crescimento do país”. Na apresentação de Salomão, pautada em números do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrou que as micro e pequenas empresas representam 99% das empresas instaladas no Brasil.

A importância das cooperativas também foi destacada pelo deputado. “De acordo com dados da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), no Brasil existem mais de 6 mil cooperativas que geram cerca de 360 mil empregos, sendo que o ramo líder no ranking de cooperados é o agropecuário’, explicou o deputado Helder.

O seminário foi realizado com o objetivo de debater, especialmente, as relações entre o Brasil e a Itália no que se refere aos temas: economia, cultura, social e meio ambiente, a fim de intensificar a troca de experiências entre o parlamento brasileiro e o italiano.

No encerramento do seminário, foi aprovada uma declaração final que reafirma a importância da intensificação das relações bilaterais e o fortalecimento da amizade entre Brasil e Itália.