Pescadores artesanais podem ser beneficiados pelo PAA

Pescador artesanal em atividade

Pescador artesanal em atividade

O deputado Helder Salomão apresentou na Câmara Federal um projeto de lei que inclui no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), os pescadores artesanais, a fim de permitir que estes também sejam fornecedores preferenciais para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A nova redação altera os artigos 14 e 20 da Lei nº 11.947/2009.

O deputado capixaba defende que os recursos financeiros repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do PNAE, que exige um valor mínimo de 30% para a aquisição de gêneros alimentícios, priorizem, além dos produtores oriundos de assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, os pescadores artesanais.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a inclusão e beneficiar os pescadores artesanais com a garantia de compra de sua produção através do Programa, e proporcionar uma alimentação saudável para os estudantes da rede pública de ensino. Além disso, o projeto proposto pelo deputado amplia a transparência das aquisições e maior participação dos pequenos produtores no monitoramento do programa.  “O número de favorecidos pelo PAA ainda é muito pequeno e o valor máximo de aquisições por agricultor familiar por ano, precisa aumentar. No caso dos pescadores artesanais, equiparados aos agricultores, o caso é ainda mais grave, pois hoje são negligenciados como beneficiários desses programas”, esclareceu o parlamentar.

Texto: Flávia Pinheiro

Foto: www.diarionline.com.br