Projeto sobre a Pedagogia da Alternância começa a tramitar no Senado

A pedagogia da alternância valoriza os estudantes

A pedagogia da alternância gera oportunidades para os estudantes do campo

Com foco na educação do campo, o projeto de lei 184/17, que defende a inclusão da pedagogia da alternância na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), avançou no Congresso Nacional ao começar a tramitar no Senado.

O projeto foi apresentado pelo deputado federal Helder Salomão (PT-ES), por entender que existe a necessidade de uma metodologia de ensino adequada à realidade do campo. “Os estudantes do campo precisam de um método que respeite as peculiaridades da região, que seja adaptada aos períodos de colheita sem atrapalhar os estudos. Precisamos valorizar os estudantes do campo”, defendeu o parlamentar.

A pedagogia da Alternância é um método francês, que chegou ao Brasil na década de 1960, no Espírito Santo, focada em intercalar um período de convivência na sala de aula com outro no campo para diminuir a evasão escolar em áreas rurais.

De acordo com o autor da proposta, no Brasil existem escolas que aplicam o método, entre elas a Escola Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFRs). Contudo, ele afirma que, mesmo diante da necessidade de se empregarem metodologias e estratégias específicas para as comunidades do campo, alguns estados relutam em reconhecer a efetividade e a legitimidade da Pedagogia da Alternância.

A ainda de acordo com o deputado, “a inclusão formal do método na atual legislação, segundo o deputado, vai possibilitar que as escolas em áreas rurais tenham mais apoio financeiro de estados e municípios”.

 

Foto: Carlos Costa