Sem provas, Lula é condenado em 2ª instância

“Quem está no banco dos réus é o Lula mas quem foi condenado é o povo brasileiro”, Lula

“Desde o início é sabido que a Justiça está a serviço dos interesses políticos, do objetivo maior de impedir que Lula concorra à presidência do Brasil. Mais uma vez, a Justiça condena Lula sem provas”, declarou o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) após o Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) condenar – sem provas – o ex-presidente Lula a 12 anos e 1 mês de prisão por crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Após o anúncio da sentença, o líder petista foi para Praça da República, em São Paulo, onde uma multidão o aguardava em demonstração de apoio, solidariedade e indignação. “Não baixem a cabeça, não. Não fiquem com ‘dó do Lula’. A hora não é de desistir. É de continuar a trajetória que nós construímos nesse país. Só tem um jeito de me tirar das ruas desse país… Enquanto esse coração velho bater, pode estar certo de que a luta vai continuar”, declarou Lula.

Ainda no ato em São Paulo, o ex-presidente resumiu sua sensação ao falar que “eles não podem prender o sonho da liberdade, não podem prender as ideias. Eles podem prender o Lula, mas as ideias já estão colocadas na cabeça da sociedade brasileira” afirmou. “Não admitem que um metalúrgico sem diploma passou para a História como o presidente que mais construiu universidades nesse país. São essas conquistas que eles julgaram hoje”.

Seguro de sua inocência, Lula desafiou seus acusadores a apresentarem provas de seus ilícitos. “Desafio os três juízes que me julgaram a provar algum crime que eu tenha cometido. Esse processo está subordinado à imprensa brasileira”, afirmou.

O Partido dos Trabalhadores se manifestou por meio de nota, declarando “o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo, com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral”.

Ainda em nota, o PT resgatou o impeachment da presidente Dilma e a dilapidação do patrimônio nacional, bem como a retirada de direitos da população e a destruição dos programas sociais, mecanismo de suporte e oportunidades para os que mais precisam.

A presidente do partido, senadora Gleise Hoffmann também ponderou a força política de Lula e anunciou que o PT vai registrar sua candidatura em agosto.

Foto: Ricardo Stuckert