O presidente Lula esteve em Linhares, Norte do Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira, 11, para anunciar o início do pagamento do programa de transferência de renda para atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais.

Anúncio do pagamento aos atingidos por barragens de Minas Gerais e do Espírito Santo

 

Ao todo serão R$ 3,7 bilhões pagos a 22 mil pescadores e 13,5 agricultores familiares mineiros capixabas, por quatro anos. Cada beneficiário receberá um salário mínimo e meio durante 36 meses e um salário mínimo durante um ano.

O pagamento faz parte do Novo Acordo do Rio Doce, que visa promover a reconstrução social, econômica e ambiental da região afetada pela tragédia.

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) compôs a comitiva do presidente. O parlamentar capixaba declarou seu apoio à causa dos atingidos e atingidas, e lembrou que os acompanha desde quando aconteceu o crime ambiental em Mariana. “Eu estou com eles desde que aquela tragédia aconteceu. Estou com o MAB na luta pela repactuação, pelas indenizações, por justiça para cada uma dessas pessoas drasticamente prejudicadas, assim como o meio ambiente que foi duramente afetado”.

Na passagem pelo estado, o presidente Lula também anunciou obras do PAC e falou sobre o tarifaço imposto ao Brasil por Donald Trump “eu é que deveria taxar ele”, assim como reforçou a necessidade de se aprovar a taxação das grandes fortunas no Brasil.

Encerada a cerimônia, o presidente voltou a Brasília para outras agendas.