A união derrubou a importação de café

Plantação de café no Espírito Santo

Plantação de café no Espírito Santo

Após forte atuação dos parlamentares das Bancadas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia e das entidades representativas dos produtores contra a autorização do Governo Federal para a importação de café do Vietnã, na noite da última terça-feira (21) o presidente Michel Temer, sob pressão, suspendeu, temporariamente, a medida que liberava a compra do conilon do Vietnã.

O Estado capixaba é o maior produtor de café conilon do Brasil e a atividade cafeeira representa 35% do PIB agrícola. A importação afetaria em cheio as sacas produzidas, reduzindo o valor da mercadoria e provocando um prejuízo de R$ 1,5 bilhão na economia capixaba, segundo dados da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes).

Com a abertura do mercado, cerca de 400 mil capixabas que trabalham, direta ou indiretamente, nas lavouras de café, teriam seus empregos ameaçados.

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) saiu em defesa dos produtores de café do Brasil e do Espírito Santo alegando que essa medida traria sérios danos para a economia. “Na condição de parlamentares nos unimos para pressionar o Governo a cancelar essa autorização. A situação era inaceitável, desnecessária e geraria danos na economia dos Estados produtores e na vida daqueles que sobrevivem da produção do café. Por isso, defendemos a imediata revogação da instrução normativa que dava tal autorização”, afirmou Salomão.

No último dia 20, junto com os demais membros da Bancada Capixaba, o deputado Helder assinou um manifesto contra a importação de café, e participou de reuniões de articulação defendendo a revogação da autorização. Uma vitória de todos os capixabas!